domingo, 3 de fevereiro de 2008

A realidade do Carnaval...

Ritmos disfarçados de Carnaval

A euforia entre os populares:
Crianças; jovens e adultos,
Contagiados pelas batidas
Que irrompem pelos seus lares!
São
batidas disfarçadas
Retratando, não só uma,
Mas inúmeras etnias.
Canções com letras apropriadas
Que traduzem, em suma,
Sátiras mascaradas, alegorias...
Cala-se o silêncio rotulado;
Dá-se voz ao povo entusiasmado
Pela
liberdade de criticar sem cessar.
A brincar, a brincar...
Se dão dicas de mudança.
O que está mal, convém não piorar;
Novos pesos se projectam,
É preciso equilibrar a balança!

É Carnaval no mundo inteiro!
E, se “é Carnaval, ninguém leva a mal!?”
Por isso, aqui deixo o meu repto
Para que a brincadeira e a folia
Desmascarem a mentira.
Soa a ritmo de ironia,
Mas não disfarçado!

É Carnaval, neste nosso Portugal!
São cores mescladas
Com um futuro promissor;
Retratos fieis de um país mutilado!?

Ah! E não me levem a mal!
A cor da minha fantasia está saturada,
Preciso revê-la, desta feita, renovada.

2 comentários:

Anónimo disse...

O carnaval nada disfarça, APENAS MOSTRA QUEM QUEREMOS SER..
Quem precisa do carnaval para mostrar quem é??
Sabes??
Odeio o carnaval, por isso estou a escrever a estas horas da matina.
Vá pá rua quem tiver de se mostrar, quem tiver de se mascarar, ou quem tiver de se distrair...
Eu sou mais essa, mas nem o carnaval me tira de casa..
bjo da...

Anónimo disse...

Carnaval é euforia,
ritmo, samba corporal...
cantagio aparente,
disfarce enfeitiçado...

Tempo de magia,
culto de antepassados...
rostos que se cobrem,
risos contagiantes...

na alma, um ritmo quente,
na rua, um sorriso diferente...
na vida, uma forma de estar,
dentro de nós, um contágio a constar...

brincar ao carnaval é foliar,
é libertar e partilhar...
é cantar até doer,
dançar cruzando movimentos,
culturas, cores e bandeiras.

eu adoro esta época...
ela deixa-nos à sua merce.

eu sempre....:)