segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A 1ª tela que colori foi...


"O SABOR DO BOM GOSTO"
Era ainda muito jovem quando enveredei pela vertente artística no seio escolar. Tendo sempre um enorme desejo de inovar; criar e comunicar em simultâneo, na altura de escolher a área de formação para o início de mais um ano lectivo, desta vez para o secundário, optei pela área de artes o que, devo dizer, não foi do inteiro agrado dos meus pais mas, enfim... hoje isso são meras águas passadas.
Encontrava em cada disciplina de uma forma distinta evidentemente, contudo, havia aquelas nas quais os meus sentidos se expandiam a passos mais velozes: história da arte e oficina de artes. Neste contexto, foi exactamente na disciplina de oficina de artes que foi pedido aos alunos que fizessem um trabalho abstracto, usando os materiais que achassem convenientes para o embelezamento e "realismo" do mesmo. Assim, agarrei uma folha de papel em branco e esbocei 2 rostos que ao 1º olhar pareciam sedentos de algo; uma sede que decidi caracterizar através do vinho do Porto, dado que este é espirituoso e nos liberta os sentidos, evadindo-nos vezes inúmeras da realidade. Daí, foi um simples passo: um toque de requinte acrescentado pelos copos devidamente cheios por esse líquido libertador.
A última etapa foi sensacional! Toquei uma tela em branco pela 1ª vez e senti a sua textura; debrucei-me sobre ela e desenhei mentalmente aquilo que seria o meu 1º trabalho abstracto; deixei a minha mão deslizar com o pincel colado aos dedos (ainda a medo) sobre esse suporte artístico e fui-me deixando levar... até que, passadas algumas horas de trabalho, a minha 1ª tela estava colorida com cores que eu delineei sem me cingir a nada nem a ninguém. Assim, nesta miscelânea de pigmentos; cores e pinceladas nasceu - "O Sabor do Bom Gosto".

1 comentário:

Anónimo disse...

Serás sempre mentora de bom gosto...independentemente da área onde encontres essa paz tão desejada. Para primeira experiencia está excepcional... um acordar na tela deverás interessante.
Esse é sempre o caminho a percorrer... mesmo que nao agrade a todos.
Adorava poder observar de perto cada uma das tuas telas...
Quem sabe um dia, nalguma galeria, algures.

Parabens....eu... sempre :)